IBGE anuncia, novamente, adiamento do CENSO 2021

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela realização do Censo Demográfico, anunciou nesta sexta-feira (23) por meio de comunicado, o adiamento da pesquisa, que faz o levantamento dos principais índices do Brasil e sua população.

Conforme o comunicado, a Lei Orçamentária de 2021 foi sancionada sem a recomposição do orçamento original de 2 bilhões de reais que seriam destinados para a realização do censo. O Instituto afirma que retomará as tratativas com o Ministério da Economia para planejar e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o Ministério. O IBGE chegou a anunciar e abrir inscrições para o Processo Seletivo que deveria estruturar a equipe do órgão durante a realização do Censo, quanto a este, o instituto afirma no comunicado desta sexta que anunciará as orientações para aqueles que fizeram sua inscrição assim que for possível.

Ficaremos atentos e qualquer informação traremos em primeira mão.

Confira o comunicado na íntegra:

Adiamento do Censo Demográfico

A Lei Orçamentária de 2021 foi sancionada sem a recomposição do orçamento original de R$ 2 bilhões para o Censo Demográfico 2021. 

Conforme anunciado hoje pelo Secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o orçamento 2021 não traz recursos para a realização do Censo Demográfico e que, portanto, o Censo será adiado. 

O IBGE retomará as tratativas com o Ministério da Economia para planejamento e promover a realização do Censo em 2022, de acordo com cronograma a ser definido em conjunto com o ME.

Com relação ao processo seletivo dos censitários – Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Recenseador – o IBGE anunciará as orientações assim que for possível.

A Direção
23 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *