O Cotidiano

A evolução ética no jeito de comunicar!
Depois de falha, modo escuro do Facebook volta para Android; saiba ativá-lo

Com informações de Aurélio Araújo em colaboração para Tilt

Algumas pessoas que usam celulares com sistema operacional Android reclamaram na quarta-feira (26) que o modo escuro do aplicativo do Facebook havia desaparecido de seus smartphones. Em nota, o Facebook reconheceu a dificuldade técnica e afirmou estar “trabalhando para restaurar os serviços o quanto antes”.

Ao que tudo indica, o problema foi mesmo resolvido. A falha ocorreu após uma atualização lançada para o app da rede social na terça (25).

E não foi preciso esperar muito para os internautas “xingarem muito no Twitter” e compartilhar vários memes.

Se você nem sabia que dava para configurar o modo escuro no seu Facebook, então confira a dica a seguir. A gente vai explicar para que serve a configuração e ensinar a descobrir se o seu app do Facebook tem modo noturno disponível.

O que é o modo escuro e para que serve? O modo escuro é uma alteração da interface de um aplicativo que faz com que a cor branca, comumente utilizada como cor de fundo, seja trocada para tons mais escuros. Para não prejudicar a visibilidade, os tons mais claros são invertidos com os escuros, mantendo um contraste mínimo.

Os computadores mais antigos já utilizavam telas pretas com letras brancas. Para incentivar pessoas que não eram programadoras a perder o medo e usar mais computadores, porém, as interfaces foram sendo alteradas para se assemelhar mais ao papel — ou seja, texto preto sobre fundo branco.

Atualmente, usar o modo escuro tem alguns atrativos, como a economia de bateria. No entanto, ela só é efetiva em aparelhos com telas Oled. Essa tecnologia desliga as partes da tela em que há tons escuros, o que não acontece com outras.

Além disso, há discussões sobre se o modo escuro pode também exercer menos impacto sobre a nossa visão do que a visualização padrão branca. Pessoas com fotofobia, ou seja, sensíveis à luz, tendem a preferir a visualização mais escura oferecida por esse modo.

A Academia Americana de Oftalmologia, uma associação de oftalmologistas dos Estados Unidos, recomenda tanto que você diminua o brilho da sua tela quanto que coloque seus aplicativos em modo escuro.

Mas, para além disso, há pessoas que simplesmente preferem esse modo porque parece mais descolado. Como ligar o modo escuro? Para ativar o modo escuro no app do Facebook para Android, é simples:

  1. Clique nos três tracinhos que ficam no canto superior direito da tela;

2. Role para baixo e toque em “Configurações e privacidade”;

3. Toque em “Configurações” A quarta opção desse menu será o modo escuro. Clique nela;

4. Selecione “Ativado”.

imagem: reprodução/facebook

Pronto, seu app agora inverterá os tons brancos com os escuros.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.